quinta-feira, junho 04, 2009

A Cidade 2.0

O planeamento prospectivo da Cidade 2.0 passa cada vez mais pela utilização das Novas Tecnologias do Território. A concepção de ambientes de informação intensiva, energéticamente eficientes e ambientalmente sustentáveis oferece uma oportunidade de criação de ambientes de partilha intensiva de ferramentas colaborativas.




A Gestão Integrada do Conhecimento nas Cidades 2.0, que são cidades de colaboração e partilha intensiva de conhecimento, exige o domínio de plataformas SIG de nova geração.
A Inovmap Websig é um excelente exemplo de plataforma de desenvolvimento que incorpora alguns dos conceitos base de nova geração, nomeadamente componentes 3D, navegação e usabilidade que são fundamentais para a concepção de ambientes altamente estimulantes de utilização intensiva de ferramentas SIG para a Gestão Integrada para a Qualificação do Território.

1 comentário:

Rui Sousa disse...

Olá caro Francisco, sou engenheiro informático e trabalho numa empresa do ramo em Matosinhos. Costumo acompanhar o seu blog entre outros da área da geografia. Fiquei bastante impressionado com este geoportal, é bastante rico em plataformas interactivas, alguns colegas meus costumam usar as Tarefas de Routing para obter percursos optimizados. Funciona até com o uso do código postal da zona. O portal de Downloads e Uploads também está interessante e a aplicação para os PDA´S funciona bastante bem.
Não sabia que os geógrafos realizavam este tipo de trabalhos nesta área, mas está bem concebido e visualmente bem estruturado.
Cumprimentos e boa continuação.