sexta-feira, setembro 18, 2009

A Saúde na Cidade 3.0 - Telemedicina I

Telemedicina - Conceitos e Definições

A Telemedicina insere-se num campo mais vasto, o da Tele-saúde onde se incluem conceitos como procurar informação na Internet sobre um caso clínico até processos de gestão administrativa por entidades prestadoras de cuidados de saúde.
A definição de telemedicina é bastante genérica permitindo a inclusão de diversos conceitos.

De facto, existem várias definições de Telemedicina, segundo a Organização Mundial de Saúde, esta tecnologia define-se como a “oferta de serviços ligados aos cuidados de saúde em casos em que a distancia é uma factor critico.
Enquanto para a American Telemedicine Association esta definição estende-se também a o desenvolvimento de ferramentas e aplicações direccionadas para a educação , formação e sensibilização médica à distãncia.
De um modo geral a Telemedicina define-se como a utilização das TIC Tecnologias de Informação e Comunicação para a prestação de cuidados e serviços médicos aos pacientes ou não (pode ser usada como acção preventiva) e centra-se na perspectiva clínica.




Algumas definições :

OMS – Organização Mundial de Saúde
A oferta de serviços clínicos ligados aos cuidados de saúde, nos casos em que a distância é um factor crítico.

American Telemedicine Association
Além da oferta de serviços ligados aos cuidados de saúde, inclui também a educação remota para o médico e paciente.

Outros organismos poderão utilizar outros conceitos como por exemplo a Nasa que utiliza o termo BioTelemetria para definir a monitorização terrestre de sinais biológicos dos astronautas durante missões espaciais.
(Continua ...)

Nota : A Telemedicina está fortemente interligada com o conceito de rede num sentido genérico. Para saber mais sobre o Mundos das Redes veja o blogue Senalusa - O Mundo em Rede.

Francisco Lavrador Pires
flpires@gmail.com
Siga-nos no Twitter em http://twitter.com/flpires
No Facebook em http://www.facebook.com/francisco.l.pires